A opinião pública e as bruxas dos filmes


Nos filmes e séries, as bruxas enfrentam um desafio em comum: a opinião pública de um grupo social. Essa opinião pública é construída coletivamente visando o interesse comum de uma comunidade.

A opinião pública formada sobre as mulheres bruxas teve influência principalmente da religião, intolerante ao paganismo e o sistema da época, considerando seus costumes e estrutura. Atingindo mulheres solteiras, independentes, mais velhas, viúvas e/ou com pouca influência.

Isto pode ser caracterizado como uma "manipulação de massas", que por meio da persuasão, controle de notícias e ideias por parte da igreja e de governantes, promovem uma opinião pública sobre as bruxas. Na bruxaria histórica, o principal veículo de comunicação de massa que promoveu essa opinião pública foi o Martelo das feiticeiras/Malleus maleficarum, manual de identificação e perseguição às bruxas.
Considerando todo o fenômeno social, as bruxas são descritas como mulheres independentes, que seguem costumes diferentes e vulgares.

A seguir, selecionei algumas personagens femininas de filmes bruxescos que protagonizam tramas envoltas em questões de opinião pública em sociedades conservadoras.

  • Sukie, Jane e Alexandra, em As Bruxas de Eastwick (1987), são três mulheres distintas que vivem na pequena cidade de Eastwick. Após se envolverem romanticamente — e ao mesmo tempo — com o misterioso Daryl Van Horne, cada uma delas passa a enfrentar grandes reviravoltas em suas vidas.
  • A moderníssima, livre e sensual Elvira, em Elvira: A Rainha das Trevas (1988), causa situações inusitadas e divertidas ao se mudar para uma pequena e tradicional cidade.
  • As encantadoras irmãs Sally e Gillian foram criadas por suas tias-bruxas em Da Magia à Sedução (1998). Tradições, maldições e poderes envolvem as mulheres da família Owens, que precisam lidar com decisões importantes ao longo da trama.
  • A jovem Valerie, em Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos (1970), descobre os segredos do mundo de maneira livre e independente, enquanto enfrenta a repressão social em um filme surreal e repleto de alegorias.
  • A união das adolescentes Nancy, Sarah, Bonnie e Rochelle, movida pela sororidade e pelo poder, revela as consequências e os impactos da exclusão social em uma trama fantasiosa no querido filme Jovens Bruxas (1996).
  • Assim como Elvira, Elaine, em The Love Witch (2016), muda-se para uma pequena e tradicional cidade. Após uma desilusão amorosa, ela renasce como bruxa e seduz diversos homens em busca do amor ideal.
  • Em Abracadabra (1993), as icônicas irmãs Winnie, Sarah e Mary lançam feitiços pela cidade que as amaldiçoou com o estereótipo de bruxas más, sem beleza e indesejáveis.


Escrito por Ana Paula Aragão
Foto frame de Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos

Comentários